ARTEC 28
PERSPETIVA

10-11-12 Abril

ARTEC

ARTEC - Simpósio das Artes Gráficas

O ARTEC é um evento organizado anualmente pelos alunos finalistas da licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas, do Instituto Politécnico de Tomar. O tema desta 28.ª edição é Perspetiva, como caractéristica que nos distingue, desafia, e nos permite criar ou recriar algo. O evento em si conta com a presença de vários designers e profissionais da indústria gráfica. Estes darão palestras e workshops com o objetivo de preparar os alunos do ensino superior das áreas de design, tecnologia gráfica e ainda alunos do ensino secundário da área das artes.



Oradores

10 abr
Francisco Bolila
Francisco Bolila
Nasceu em Lisboa em 1976. Passou os anos 80 a brincar na rua e a surfar no sofá. Entre o basket e os desenhos animados passava muito tempo a desenhar. Nos anos 90 frequentou a Escola Artística António Arroio, o que lhe abriu os horizontes e o despertou para o potencial das artes plásticas na sua vida. Em 2000 licenciou-se em Tecnologia e Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar e, desde então, passou pela animação 3D, animação vídeo, web design e design gráfico, mantendo sempre a sua paixão pela ilustração. Actualmente é designer gráfico e ilustrador freelancer.
10 abr
4POR4
Nuno Bandeira Salvador
Nuno Bandeira Salvador é sócio, diretor geral e criativo da 4por4 – creativeagency, empresa sedeada no Porto focada em soluções web, imagem e consultoria. Ainda neste domínio, é sócio e consultor da Sites & Logos – Soluções de Internet e Design, uma empresa de comunicação para a área web. É igualmente sócio e gestor de marca da OceanStich – SmalldetailsfromOporto, empresa de vestuário masculino e infantil. Também e já na vertente associativa, é vice-presidente do Conselho Fiscal da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho e com Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para E-Business pela TecMinho. Iniciou a sua carreira profissional em 2001 como Assessor Financeiro no Grupo Antas. Passou depois pela Softlab – Consultoria e Desenvolvimento de Software e pela Cibercar – Comércio e Reparação de Automóveis, assumindo funções de direção comercial. Desde 2005, assume a direção geral e criativa da 4por4.

--
www.4por4.pt/
10 abr
COProject Portugal
Leyla Acaroglu
Impulsionadora dos conceitos de sustentabilidade, Leyla Acaroglu estimula mudanças ambientais e sociais positivas através da inovação, desafiando as pessoas a pensarem de forma diferente sobre como funciona o mundo. Designer premiada, distinguida como Champion of the Earth, socióloga e empresária, desenvolveu o Método de Design Disruptivo e desenvolve experiências de ativação cerebral, kits de ferramentas e experiências educativas únicas que ajudam as pessoas a tornar o convencional em obsoleto. A sua apresentação sobre sustentabilidade da TED 2013 foi já vista mais de um milhão de vezes. Dedica-se também ao desenvolvimento do CO Project Portugal que será, em breve, o espaço privilegiado da UnSchool of Disruptive Design situado numa quinta na Serra em Tomar.

--
www.leylaacaroglu.com
10 abr
byAR
Pedro Pereira
Com a convicção de que a Realidade Aumentada (AR) faz parte do nosso presente e futuro, em 2015, criei a byAR Augment Your Reality, uma empresa que desenha e desenvolve ambientes digitais baseados em tecnologias AR. Nos últimos dois anos desenvolvi novos conceitos e formas interação recorrendo a dispositivos do nosso futuro, como por exemplo, o Microsoft Hololens. Comecei em 2001 como investigador e mais tarde fui responsável pelo Grupo de Realidade Virtual e Aumentada do Centro de Computação Gráfica (CCG), tendo participado em alguns projetos internacionais para o desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada. Nos 10 anos seguintes, ocupei diferentes cargos de direção e gestão na área dos Projectos digitais e interactivos, Vendas e Marketing. Durante este período fui responsável por desenhar ambientes digitais interactivos para diferentes propósitos, nomeadamente museus, showrooms e lojas. Graduado em Engenharia da Computação Gráfica e Engenharia Informática, tenho MBA com especialização em Marketing na Catholic Business School do Porto / ESADE em Barcelona. Mais recentemente, participei no curso Executiva Leading Brands da Catholic Business School de Lisboa.
10 abr
Quadratim Letterpress
Vânia e Luís Nunes
Luís Nunes nasceu em terras de Viseu e com apenas 12 anos foi para Lisboa onde se iniciou nas artes tipográficas. Mais tarde, já adulto, comprou uma pequena máquina manual e trabalhou em casa, imprimindo muitos cartões de visita. Anos depois conseguiu abrir uma pequena oficina (que ainda possui) e foi adquirindo mais máquinas, tendo evoluído posteriormente para impressão offset, sendo a maioria dos trabalhos panfletos e livros de fatura. Com a evolução no mundo das artes gráficas, a tipografia tradicional entrou numa fase de "adormecimento", que se previa para sempre. Vendeu praticamente todo o material que tinha (tipos de letra e máquinas), manteve apenas a sua pequena máquina Adana. Até ao dia em que a sua filha, Vânia Nunes, que seguiu um rumo profissional numa área totalmente distinta, lhe fez o seguinte desafio: "Porque não salvar máquinas antigas que estão a ser partidas e tipos de letra que estão a ser derretidos e voltar a trabalhar com tudo isso?" Sim, ela cresceu a ver o pai trabalhar na tipografia e a ajudar em alguns processos, pelo que a paixão adormecida despertou no momento daquela pergunta. E foi assim que, no final de 2014, na perseguição de um sonho que tinha tanto de loucura quanto uma força interior que os movia, começaram a comprar máquinas centenárias e outro espólio tipográfico, restaurando-o. Em 2015, numa data especial para a classe dos tipógrafos, um pequeno Estúdio de Tipografia nasceu. Chamaram-lhe Quadratim Letterpress. Até aos dias de hoje, têm realizado diversos trabalhos compostos e impressos manualmente, num regresso ao passado que faz a alegria de muitos clientes. Tem sido uma fantástica experiência que junta pai e filha todas as tardes, num modo especial: a dupla Mestre e Aprendiz. Eles estão a trazer de volta a magia da impressão em tipografia tradicional.

--
www.facebook.com/quadratimletterpress/
11 abr
CleverPrint
Paula Dias
A software house Clever Print, sediada no Concelho do Matosinhos, desenvolve soluções de gestão e controlo de produção para o mercado gráfico desde 2012. A missão da Clever Print não é só o desenvolvimento de software de qualidade, mas sobretudo o desenvolvimento de soluções inovadoras para os processos de gestão da produção, altamente efectivas e, sobretudo, de fácil aplicação pelo utilizador. As soluções Clever Print são desenvolvidas em plataformas, e para plataformas largamente difundidas no mercado mundial, tal como Microsoft, Linux, Cisco, Oracle. E, sobretudo, comunicam com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP e Primavera, o que permite uma solução integrada de gestão única.
11 abr
Planet Fusion Studio
Pedro Fragoso Lopes
Pedro Fragoso Lopes nasceu em 1990 algures no interior de Portugal. Depois de se ter sagrado campeão nacional de natação, saxofonista medíocre e baixista assim-assim, decidiu dedicar-se ao design, à fotografia, ao vídeo e ao canto lírico no duche. Tornou-se Mestre de Design pela Universidade de Aveiro, especializando-se também no consumo dos ovos moles locais.
Planet Fusion Studio
A Planet Fusion Studio é uma empresa multidisciplinar de criação de conteúdos, fundada com o intuito de providenciar serviços de várias áreas criativas de forma integrada. Nascida numa empresa portuguesa de impressão 3D, a Planet reúne a experiência dos fundadores em diversas áreas. Além da Modelação e Impressão 3D, também realiza trabalhos de Tradução e Voz-off em Inglês (por um nativo), Design, Ilustração, Fotografia, Vídeo, Escrita Criativa, ou então uma fusão de qualquer uma destas disciplinas e outras, criando e executando projetos por inteiro.
11 abr
OCUBO
Diogo Martins, 27 anos
Licenciado em Design no IADE - Instituto de Artes e Design, mestrado pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Tem como experiência a realização de trabalhos como freelancer, um estágio de 3 meses na agência Ogilvy Portugal, um estágio de 4 meses no atelier Estrelas de Papel, o estágio de um ano no Gabinete Editorial e de Comunicação da Faculdade de Arquitetura (UL), o estágio profissional na agência MyBrand com duração de um ano e a presença como art director durante 6 meses no atelier Choice - Comunicação Global. Realizou ainda a sua dissertação de mestrado sobre a temática do Vídeo Mapping, com o título "Vídeo Mapping, uma ferramenta para o design de comunicação" tendo trabalhado como VJ e criado o portal Vj Workx. Desde junho de 2016 faz parte do departamento de Design de Comunicação no atelier OCUBO como art director.

--
www.ocubo.com/index.php/en/
11 abr
ColorIQ
Filipe Sousa
Começou nas Artes Gráficas em 1999 como Diretor da Qualidade na Induquimica após terminar a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, na Universidade de Aveiro. Atualmente é CEO da Induquimica, ColorIQ e sócio-gerente da FM Printing Solutions. Ao longo da sua atividade profissional realizou dezenas de formações na área das Artes Gráficas, foi orador do PrintTalks 2017 e atualmente é o único PSO Fogra Partner Expert em Portugal. A Induquimica é uma empresa com 29 anos e representa em Portugal os maiores fabricantes mundiais nas várias áreas das Artes Gráficas, com destaque para: Flint Group, Actega, Esko, Fujifilm, GMG, HB Fuller, etc. Na Induquimica gerem uma carteira de mais de 500 gráficas sempre à procura de um posicionamento junto dos seus clientes como parceiros e consultores. Em 2017 iniciáram os ciclos de seminários técnicos gratuitos na temática de Gestão de cor, com mais de 200 participantes, com o objetivo de aumentar o conhecimento técnico dentro do sector gráfico.

--
www.coloriq.pt/
11 Abr
Minidesigners
Andreia Querido
Andreia Querido (CEO / Founder) dos minidesigners studio. Natural de Caldas da Rainha Licenciada em Design Gráfico e Multimédia pela ESAD.CR, em 2006. Estagiou no departamento de comunicação do Oceanário de Lisboa, em 2010 iniciou o projeto MiniDesigners studio.
Os minidesigners studio surgem em 2010 na cidade de Caldas da Rainha. Criadores de sonhos e desejos a partir da imagem. Entendendo o design como uma atividade transversal que traduz o modo de pensar de cada Projeto na sua especificidade, esta equipa de criativos pluridisciplinar desenvolve o seu trabalho em variadas áreas de Design. Os minidesigners são ideias e execução. Trabalho e inspiração. São a preguiça matinal mas também a noite inteira de trabalho… A pressão dos timings mas também o suspiro fundo do dever cumprido. A Andreia Querido e o Ricardo Fonseca, são os minidesigners studio.
11 Abr
Minidesigners
Ricardo Fonseca
Ricardo Fonseca (CEO / Founder) dos minidesigners studio. Natural de Seia. Licenciado em Design Industrial pela ESAD.CR em 2004. Estagiou no departamento de Design da Modalisboa. O Ricardo tem participado desde 2001 em variadas mostras coletivas inseridas na Bienal Experimenta Design. Em 2002, vence o Prémio Jovem Designer, um projeto conjunto patrocinado pelo ICEP. Em 2010 iniciou o projeto MiniDesigners studio em conjunto com a Andreia Querido.
Os minidesigners studio surgem em 2010 na cidade de Caldas da Rainha. Criadores de sonhos e desejos a partir da imagem. Entendendo o design como uma atividade transversal que traduz o modo de pensar de cada Projeto na sua especificidade, esta equipa de criativos pluridisciplinar desenvolve o seu trabalho em variadas áreas de Design. Os minidesigners são ideias e execução. Trabalho e inspiração. São a preguiça matinal mas também a noite inteira de trabalho… A pressão dos timings mas também o suspiro fundo do dever cumprido. A Andreia Querido e o Ricardo Fonseca, são os minidesigners studio.
11 abr
MISS PRINT
Rita Canas Mendes
O estúdio MISS PRINT foi criado em 2015, em Lisboa, por Rita Canas Mendes. Ali, usam-se tintas de impressão, caracteres tipográficos de madeira e de chumbo, papéis de todos os tipos e uma prensa manual para fazer experimentação tipográfica. A partir de uma técnica que já quase ninguém utiliza, produzem-se peças únicas para fazer paredes felizes e cócegas na cabeça do observador. Rita Canas Mendes (1984), filha de artistas, trabalha há vários anos na área da edição. Gosta do alfabeto e das invenções a que ele se presta. Estudou Filosofia, dá formação, faz livros.

--
Miss Print – estúdio de tipografismos / letterprecious studio
www.miss-print.pt
www.facebook.com/missprintstudio
www.instagram.com/print_miss
12 abr
Caetsu
Catarina Sofia Carvalheiro Santos
Nascida a 4/05/1988, natural da Batalha, frequentou o Curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas entre 2006 e 2009 no Instituto Politécnico de Tomar. Trabalhou na Lidergraf, Artes Gráficas, entre 2009 e 2011 enquanto orçamentista e na Caetsu entre 2013 até ao momento, com breves passagens pela área de vendas e web. Desempenha funções de produção, sendo responsável pela execução de projetos gráficos e áudio-visuais.
12 abr
Rodrigo Gonçalves
O seu percurso na Fotografia e Design iniciou-se em 2008. Quando entrou no curso profissional técnico de multimédia, na escola José Falcão em Coimbra, com estágio integrado. Na qual foi destacado para realizar estágio na empresa Imagem, sendo esta especializada em vídeo e fotografia de casamentos. Foi aqui que iniciou o seu trabalho no mundo da fotografia, vídeo e design num registo formal. Deste modo iniciou o seu trabalho de criação de conteúdos fotográficos de casamentos e produção de álbuns de fotografias. Finalizado o estágio terminou assim o curso em 2011, tendo ficado a trabalhar na mesma empresa durante três anos. Em 2015 surgiu a oportunidade de ir para o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), no qual ingressou no curso CTESP de Multimédia. Ao fim do mesmo foi proposto um projecto final do curso do qual surgiu o “Into The Night”, até então ativo. No âmbito do programa do CTESP realizou um estágio na empresa Next Solution, a qual tem como foco a criação de conteúdos gráficos para as redes sociais. Em 2017 finalizou o CTESP, decidindo continuar com os estudos e ingressando na licenciatura de Design e artes Gráficas no mesmo instituto, IPT.
12 abr
Miguel Dias
Miguel Dias
Nasceu em 1991, em Alburitel, uma aldeia no centro de Portugal. Considera-se uma pessoa muito curiosa e gosta de desenhar. Em 2010 entrou para o curso de design de comunicação, na ESTG de Portalegre. Fez erasmus na Polónia e terminou o curso em 2012. Gosta da plasticidade dos materiais e tem aversão aos ecrãs por isso começou a fazer ilustrações/esculturas em cartolina recortada. Com uma delas (Uhhh Future) ganhou o prémio “50 anos 50 artistas” do Planetário Calouste Gulbenkien. Trabalhou na Action4 Ativism, em Lisboa, para marcas como Vodafone, Heineken, Edp, Sumol, Yorn, Sagres, etc. Agora é designer gráfico na Born, também em Lisboa, e trabalha maioritariamente para o mercado Angolano, para o Candando, Standard Bank, Sodiba, Wammo, Zippy, etc. Um dia quere ser freelancer e trabalhar onde lhe apetecer.
12 abr
+2Designers
Vasco Colombo
Vasco Colombo (Lisboa, 1966): Estudou pintura na ESBAP e ESBAL Iniciou o seu percurso profissional como ilustrador, tendo sido publicado em livros, e imprensa e publicidade. Simultaneamente trabalhou em design gráfico como freelancer até 2006, ano em que fundou, juntamente com Raquel Porto, o atelier +2 designers.
+2 designers Especialmente focado na área editorial, o atelier desenvolveu ao longo de 11 anos projectos de design gráfico, webdesign, aplicações móveis, fotografia e ilustração, para um vasto número de clientes, de que se destacam: revistas UP, Visão, Nau XXI, Estratégia; jornais Diário Económico, Expansão, Vanguarda, Mercado; TAP, Pavilhão do Conhecimento, Ciência Viva, Câmara Municipal de Lisboa, Império Bonança, PT— Portugal Telecom, ADIAC, Centro Cultural Vila Flor, Clube Português de Artes e Ideias, Galeria Art Lounge, ICAM — Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, SOCI,, Scoremedia, Relógio d’Água Editores, Editora Palavra, Editora Gradiva, Editora Cotovia.
12 abr
+2Designers
Raquel Porto
Raquel Porto (Porto, 1970): Começou a trabalhar em design gráfico na editora Relógio d’Água, e em seguida no jornal Independente. Após um período em que trabalhou com freelancer em 2006 fundou, juntamente com Vasco Colombo o atelier +2 designers.
+2 designers Especialmente focado na área editorial, o atelier desenvolveu ao longo de 11 anos projectos de design gráfico, webdesign, aplicações móveis, fotografia e ilustração, para um vasto número de clientes, de que se destacam: revistas UP, Visão, Nau XXI, Estratégia; jornais Diário Económico, Expansão, Vanguarda, Mercado; TAP, Pavilhão do Conhecimento, Ciência Viva, Câmara Municipal de Lisboa, Império Bonança, PT— Portugal Telecom, ADIAC, Centro Cultural Vila Flor, Clube Português de Artes e Ideias, Galeria Art Lounge, ICAM — Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, SOCI,, Scoremedia, Relógio d’Água Editores, Editora Palavra, Editora Gradiva, Editora Cotovia.
12 abr
Ana do Carmo
Ana do Carmo
Nasceu nas Caldas da Rainha, em janeiro de 1978. É licenciada em Tecnologia e Artes Gráficas (pelo Instituto Politécnico de Tomar) e pós-graduada em Design Gráfico (pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa). Desde 2000, tem desenvolvido trabalho de design gráfico e produção gráfica. É, ainda, formadora certificada na área dos Audiovisuais e Produção dos Média, desde 2003. Lecionou a disciplina de Noções Essenciais de Paginação, do curso de Pós-Graduação em Edição: Livros e Novos Suportes Digitais (2009/10) e (2010/11),na Universidade Católica. Tem sido Assistente convidada, do IPT, desde 2012,onde lecionou Unidades Curriculares do Mestrado em Design Editorial;da Pós-graduação de Design Multimédia; do CET de Desenvolvimento de Produtos Multimédia e dos cTeSP de Web e Dispositivos móveis e de Multimédia.
12 abr
Paulo Madeira
Paulo Madeira
designer / funcionário público / professor / lojista / taberneiro / dj / trolha
Nascido em Lisboa, cresceu no Cacém, onde um dia desenhou uma árvore numa folha de papel. Essa árvore havia de o levar a Tomar, onde se formou em Artes Gráficas e viveu mais de 15 anos, criou 3 negócios, fez um filho e plantou umas árvores. Mudou-se para Melbourne, onde começou a ganhar interesse pelo design digital. Voltou a Portugal durante pouco mais de um mês, fez outro filho, plantou mais umas árvores e mudou-se para Amesterdão, onde vive actualmente.

Programa

Apoios


Morada

Instituto Politécnico de Tomar

Quinta do Contador
Estrada da Serra
2300-313 Tomar, Portugal

google maps


Telefone

910 876 427

916 918 969


Email

artec28.perspetiva@gmail.com